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Molas de Tração

As molas helicoidais de tração normalmente têm ganchos nas suas extremidades e suas espiras são encostadas. Os ganchos da mola permitem tracioná-la para atender determinada carga.

Fabricamos molas de tração com arames de diâmetro 0,15mm a 8,00mm para industrialização, mediante desenho técnico, especificações dimensionais ou amostras.

Nossas molas são empregadas no setor automotivo, em eletrodomésticos, molas de pilates e camas elásticas, máquinas agrícolas e muitos outros.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE MOLAS DE TRAÇÃO

As molas helicoidais de tração normalmente têm ganchos nas suas extremidades e suas espiras são encostadas. Algumas molas podem apresentar vão entre as espiras do corpo da mola. Os ganchos podem ser chamados também de olhais.

Os ganchos permitem tracionar a mola para atingir carga determinada. Após alivio dessa carga, a mola de tração volta a sua altura original sem deformações. É o que chamamos de “efeito mola”. É o movimento elástico.

Caso a mola não retorne à posição original não pode ser considerada “mola”.

TIPOS

a)      Tração cilíndrica: o diâmetro do corpo da mola é paralelo

b)      Tração cônica: o diâmetro próximo as extremidades é menor comparado ao diâmetro no corpo da mola.

TIPOS DE GANCHOS

O tipo de gancho pode ser variado, uma mesma mola pode ter um tipo de gancho diferente em cada extremidade.

a)      Gancho inglês

b)      Gancho alemão

c)      Meio gancho alemão

d)      Gancho alemão inteiro

e)      Gancho longo

f)      Gancho Olhal Separado

POSIÇÕES DE GANCHOS

Os ganchos podem ser centrados ou laterais. Para ambos as posições mais comuns são 0o; 90o; 180o e 270o, que corresponde a posição relativa de um gancho para o outro.

 

DIMENSIONANDO A MOLA DE TRAÇÃO

a)      Sentido do enrolamento: as molas podem ter o arame enrolado no sentido direito ou esquerdo.

b)      Espiras: cada volta completa do arame é denominada de ESPIRA.

Normalmente as espiras do corpo da mola de tração são encostadas e são as espiras úteis da mola.

c)       Altura Livre (L0): corresponde a altura (comprimento) da mola sem ser tracionada.

d)      Comprimento do corpo da mola (Lk): é o comprimento da mola sem os ganchos.

e)      Diâmetro externo (De): corresponde a medida do diâmetro do lado externo da mola.

f)       Diâmetro médio (Dm): é a medida do diâmetro da mola medindo-se na metade do arame de cada lado da mola.

g)      Diâmetro interno (Di): corresponde a medida do diâmetro do lado interno da mola.

h)      Curso da mola (S): é o deslocamento da mola quando sofre a aplicação de determinada carga (P) para tração. É o quanto a mola foi tracionada.

i)        Constante elástica (c): é a relação entre a carga e o deslocamento da mola (c = P/S), por exemplo: kgf/mm.

j)        Altura de carga (L): é a altura da mola na carga determinada (P). É a altura em que a mola vai trabalhar para atender a carga determinada.

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